quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Programa político da candidatura do PCTP/MRRPP às eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009

Programa eleitoral que se alavanca em três ideias centrais:


- Mudança;



- Progresso;



- Bem-estar para todos.

Apresenta-se um conjunto de prioridades que possam fazer de Moreira de Cónegos uma vila mais atractiva e onde a qualidade de vida e o progresso social sejam realidades crescentes.

No sector social uma comunidade só se pode constituir como tal se honrar o princípio da solidariedade social. Assim, se merecermos a confiança dos moreirenses, é nossa intenção executar as seguintes medidas:

- Criar um Lar de Idosos e de uma Creche;

- Criar Jardins de Infância, Parques Infantis e ATL's para apoio a crianças e jovens;

- Fundar um Gabinete de Apoio às Crianças e Jovens em Risco, estabelecendo protocolos de colaboração com o Centro de Saúde e/ou contratar temporariamente Técnicos Especializados;

- Construir um Parque Multiusos. Este parque destinar-se-á às cada vez mais necessárias caminhadas matinais dos moreirenses, à prática de desportos radicais, às convenientes merendas. Funcionará igualmente, como uma atracção para forasteiros que nos visitem, nas nossas tradicionais festas religiosas, ou eventos desportivos;

- Alterar o funcionamento do Posto Médico de Moreira de Cónegos para que os moreirenses se sintam mais assistidos, na prestação de cuidados elementares de saúde. Mover esforços juntamente com a Câmara Municipal para exigir o alargamento do horário de atendimento. Um aglomerado populacional como o nosso merece muito mais do que a situação que se vivencia hoje. Direi mesmo, deve exigir muito mais!

- Aproveitar o projecto das piscinas para, nos espaços contíguos às mesmas, criar um espaço polivalente que potencie nomeadamente a prática desportiva;

- Transferir a feira semanal do local actual por falta de condições;

- Proteger os espaços verdes exigindo a limpeza dos terrenos.

Apostar fortemente na cultura e na educação. Na verdade, dirigentes que não apostem na desenvoltura cultural das suas gentes, tornam-se eles próprios ignorantes. E como dizia o sábio Lao-Tsé, “aprender é como remar. É só parar e anda-se para trás”.

Na verdade como queremos que esta comunidade comece a remar por um futuro melhor, propomo-nos a:

- Optimizar da Biblioteca Júlio Sampaio, através de inúmeras e diversificadas iniciativas:

           * Visionamento de filmes:
           * Sessões de Leitura acompanhada para os idosos, especialmente reformados;
           * Oficinas de artes plásticas onde os jovens possam dar azo à sua fértil imaginação;
           * Promoção de Teatro de Fantoches, vocacionado para as crianças do pré-escolar,
             dinamizado por jovens em regime de voluntariado e/ou que se encontrem à procura do primeiro
             emprego;
           * Manhã Infantil - a realizar todos os sábados com diversas actividades para as crianças.

- Propomo-nos ainda a organizar anualmente os “Encontros de Cultura e de Educação”, subordinados a temas específicos, como sejam a Educação de Adultos, a Escola Inclusiva, Abandono Escolar, entre outros;

- Apelar ao voluntariado e à solidariedade dos moreirenses para a dinamização de várias iniciativas como por exemplo:

           * Acções de sensibilização sobre ambiente, alimentação saudável, prevenção de toxicodependência.

- Apostar em novas instalações para o Jornal “O Cónego”, uma vez que as existentes não dignificam o valoroso trabalho dos profissionais que diariamente lá trabalham;

- Apoiar fortemente todas as associações e clubes desportivos;

- Avançar com um programa de tempos livres para jovens a pôr em prática durante o encerramento do ano lectivo, que terá o apoio da junta, Câmara e associações culturais e desportivas da freguesia.

- Apostar fortemente nos nossos jovens que têm sido, durante todos estes anos, esquecidos de um nada fazer e de um nada querer por eles, motivando-os a participar em projectos que os ligue à freguesia.

Eis aqui este vasto conjunto de medidas que pretendemos implementar! Assim queiram os moreirenses que sejamos merecedores do seu voto. É óbvio que a concretização de um projecto desta envergadura, só será possível se rompermos com os actores políticos do passado.

O tempo deles já lá foi! Agora é o tempo de dar vez a consciências mais esclarecidas, eivadas de um querer e saber fazer.

Assim, por uma Moreira cada vez mais progressista, solidária e de bem-estar...

VOTA PCTP/MRPP

Mais que promessas, Compromisso com o povo...

1 comentário:

  1. Congratular desde já esta candidatura, que dá vontade de pertencer a Moreira para poder apoiar tão ousadas propostas, quem rompem definitivamente com a inércia dos eternos candidatos. É altura de dar oportunidade aqueles que podem fazer a diferença ao invés do voto caseiro e no paritdo do costume. O que deve vencer é a capacidade de trabalho e de acreditar que somos melhores se nos apoiarmos uns aos outros.
    Parabéns Moreira pela excelente oportunidade de mudar!
    Mauro Fernandes

    ResponderEliminar